terça-feira, fevereiro 25, 2003

Uma palhinha de telefonia celular ...
Banda A x Banda B

Para a transmissão e recepção dos sinais a partir de um telefone móvel, é necessário a utilização de uma faixa de freqüência, designada pela ANATEL, para uso exclusivo de um operador, de modo a evitar interferências. Visando oferecer aos usuários os benefícios da competição, a ANATEL, como em todos os países, designou duas faixas de freqüências para o Serviço Móvel Celular, sendo estas faixas conhecidas como Banda A e Banda B.

As operadoras do antigo sistema TELEBRÁS utilizam a Banda A, enquanto as novas operadoras, a Banda B.

Para o usuário, a Banda em operação não faz nenhuma diferença.

Digital x Analógico

O Sistema Móvel Celular adotado inicialmente no Brasil, denominado AMPS (Advanced Mobile Phone System - Sistema Avançado de Telefonia Móvel), transmite os sinais dos aparelhos para as células com modulação FM, tal e qual as rádios FM que escutamos. Como a faixa de freqüência é limitada, a quantidade de usuários também o é. Dessa forma, buscou-se desenvolver outras técnicas de transmissão, que permitisse uma maior quantidade de usuários no Serviço Móvel Celular. Estas técnicas utilização da digitalização da voz, como forma de aumentar esta capacidade.

Todas as técnicas digitais "corrigem" os erros de transmissão. Como conseqüência, os ruídos são praticamente eliminados neste tipo de transmissão. Esta é a principal vantagem, para o usuário, da utilização dos serviços com esta tecnologia.

Outras vantagens incluem uma maior proteção contra escutas, clonagens e fraudes, além de serviços adicionais como identificador e chamadas.

TDMA x CDMA

São as denominações das duas técnicas digitais de transmissão dos sinais de seu celular.

TDMA (Time-Division Multiple Access - Acesso múltiplo por divisão no tempo), como o nome (traduzido) sugere, permite que múltiplas conversações (atualmente até três) sejam transmitidas em uma mesma freqüência, sem interferências. "Segredo": Cada conversação é transmitida em um terço do tempo disponível! A técnica permite recuperar os "pedaços" perdidos e ainda eliminar os ruídos.

CDMA (Code-Division Multiple Access - Acesso Múltiplo por Compartilhamento de Código) funciona como um "embaralhador": Como as vozes são codificadas em bits, cada conversa recebe um código "embaralhador" e é misturada com outras conversas, cada uma com seu código "embaralhador". Na outra extremidade da conversa, o mesmo código é "desembaralhado", sendo convertido novamente em voz.

Para o usuário, praticamente não existe diferenças. A comunicação é praticamente sem ruído em ambos os sistemas e os serviços adicionais são os mesmos.

Roaming

Cada celular tem o seu "domínio" (Home), representado pelo código de área do número do celular. Por exemplo:

Os celulares da região de Campinas (SP) possuem código de área 019. Enquanto estiver em localidades que possuam o mesmo código de área (no caso, 019), este celular está sempre em seu domínio (Home).

O que ocorre quando este celular está fora de seu domínio? No exemplo, suponha que nosso usuário tenha ido até Sorocaba (SP), cujo código de área é 015. Neste caso, enquanto em Sorocaba, seu telefone é "Visitante" naquela área, ou seja, em "roaming".

É importante saber que, em "roaming", o usuário paga um adicional (deslocamento) por chamada, além do tempo falado (tanto em ligações efetuadas como recebidas).



- Os entendidos que me expliquem essa figura acima !

Nenhum comentário: