quinta-feira, setembro 15, 2005

Depois da bala, o prego perdido

14/09/2005 14:27

RIO - Um prego disparado acidentalmente por uma pistola Walsiva, utilizada em construção civil, quase atingiu o aeronauta aposentado Sérgio Schmidt, de 52 anos, que estava num prédio a cerca de 300 metros de distância, na Barra da Tijuca. O caso aconteceu no último dia 6, por volta de 13h30m, quando Sérgio estava em seu quarto, no 11 º andar de um edifício no condomínio Rio Dois, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Em frente há um prédio em construção.

Sérgio usava o computador e se levantou para tomar café. Nesse momento, ouviu um estampido parecido com o de um tiro. Ao voltar ao quarto, viu buracos na janela, na cortina e na parede, além de cacos de vidro espalhados pelo chão, onde encontrou um prego de cerca de dois centímetros e meio:

- A primeira coisa que pensei é que o quarto havia sido atingido por uma bala perdida. Mas aqui não é perto de favelas ou outras áreas de risco. Na verdade, foi um prego perdido, que poderia ter me atingido - disse

Advogado pretende processar empresa

Caso estivesse usando o computador, o aposentado poderia ter sido atingido pelo prego na cabeça. Segundo Sérgio, o café que ele resolveu tomar naquele momento salvou sua vida. Revoltado, ele foi reclamar na construtora Cycohrp Engenharia, responsável pela obra em frente ao seu prédio, e ouviu de um engenheiro, que se identificou apenas como Roberto, que aquilo fora um acidente. A pistola Walsiva é utilizada para fixar pregos no concreto.

Temendo novos acidentes, Sérgio registrou o caso na 16 DP (Barra da Tijuca). Amanhã, o engenheiro responsável pela obra deve prestar depoimento. O aposentado disse que já procurou seu advogado e pretende processar a construtora. Segundo ele, o prego poderia ter atingido qualquer pessoa em seu condomínio, onde moram muitas crianças:

- As construtoras precisam ser mais responsáveis quanto à seleção dos seus empregados e ao manuseio dos seus equipamentos, sobretudo aqueles que oferecem risco de vida, principalmente aqui na Barra, onde o número de construções é grande - disse.

Na obra, o engenheiro que se identificou apenas como Roberto disse que tudo não passou de um acidente. Segundo ele, a pistola Walsiva só funciona quando é acionada, por fricção, contra uma parede. Ainda de acordo com o engenheiro, o aparelho deve ter escapulido da mão do operário ou o funcionário deve ter escorregado na hora. Como o prego sai com muita pressão da máquina, foi lançado a distância. O engenheiro disse ainda que o equipamento não é uma arma, pode ser comprado em qualquer casa de material de construção e fixa um prego por vez.

O supervisor da construtora, Carlos Henrique de Lima, disse que só vai se pronunciar sobre o caso depois que a perícia for feita.

Autor: O Globo




E não é qq prego não, eu conhço essas pistolas, nas garagens de prédios, onde tem a tubulação de esgoto no teto, vê-se facilmente esses PINOS, que são metade prego e metade parafuso, a metade prego fica dentro do concreto e a metade parafuso é usada para fixar fitas perfuradas para segurar os tubos.

A pistola só dispara SE for pressionada contra uma superfície. Já ouvi história de gente que presionou a pistola contra parede de tijolos e o pino atravessou a parede e foi longe. é preciso ter muito cuidado com essa ferramenta.
Marcelo Vardanega

Nenhum comentário: