segunda-feira, outubro 24, 2005

O Brasil que diz não !



Eu particularmente gostei do resultado do Referendo, MAS acho que mais importante que dizer não, é SABER dizer não. É saber PORQUE dizemos não.

Será que o Brasil sabe exatamente PORQUE disse não ??

O Japão é um país de certa forma invejado, e por lá foi lançado um livro chamado: "O Japão que sabe dizer não", segue abaixo historinha que relembro:

"O Persistente, Morita atraiu o interesse da Bulova, uma das mais respeitadas redes de produtos eletrônicos daquela época. A Bulova disse que compraria 100.000 dólares em rádios para distribuição em toda a sua poderosa rede varejista nos Estados Unidos. Morita ficou atônito com o tamanho do pedido. Seu valor ultrapassaria, em muito, o capital de giro total da marca de Morita. Era o negócio da sua vida.
Mas havia uma condição: a marca de Morita deveria manter-se apenas no papel de fabricante, ou seja, fabricaria os rádios que seriam vendidos com a marca Bulova. Morita não gostou. A condição conflitava diretamente com a meta de consolidar a marca como uma marca independente, global, baseada nas características de inovação e qualidade de seus produtos. Ainda que o conselho de administração da Sony tivesse recebido a notícia entusiasticamente e dado sinal verde à negociação com a Bulova, Morita matutou a questão durante uma semana antes de continuar as negociações.

Frente a frente com o comprador da rede, Morita disse que gostaria de fechar o acordo, mas não poderia aceitar a condição. E levantou da mesa de negociação. deixando para trás o que seria o maior acordo da história de Morita até aquele momento. O conselho de administração ficou chocado com a decisão e disse-lhe que ele estava sendo insensato. Pouco tempo depois, Morita recebeu um pedido mais modesto de um distribuidor americano, o qual permitia que o marca fosse mantida nos radinhos de pilha."

QUAL É A EMPRESA, a MARCA de Morita ?

".... Hoje, como você sabe, a Sony é um império mundial em produtos eletrônicos e sua marca, uma das mais conhecidas do planeta."


É preciso saber dizer não.

Eu acredito que domingo foi um não bem dito pelo o Brasil.

Nenhum comentário: