quarta-feira, março 22, 2006

Organização;


Notíia que pipocou durante a semana passada, deveria a diretoria do Figueirense impedir a entrada de torcedores uniformizados do Avai ao Scarpelli ??

Essa pergunta , estúpida na minha opinião, foi feita por repórteres e por toda a mídia durante a semana que antecedeu ao Clássico do dia 19 de março de 2006.

Eu explico por que acho estúpida a pergunta, fazendo um bate pronto "comigo mesmo" sobre o assunto.

pergunta: Qual é o problema ?
resposta: A violência da torcida.

p: Qual torcida ?
r: Eu falo de algumas facções de torcidas, algumas pessoas que usam camisas de torcidas organizadas para se esconder e praticar atos criminosos achando-se protegidos por uma instituição futebolistica que tem como objetivo único apoiar clubes de futebol em campaonatos.

p : E o que isso tem a ver com as torcidas organizadas ?
r:Tudo, pois pra mim as torcidas organizadas são uma farsa, eu não faço idéia da existência de alguma torcida em que todos saibam que são seus " membros" e quem são as pessoas que andam por aí com as mesmas camisas fazendo Deus sabe-se lá o que. O problema é esse, todo mundo é alheio ao que o outro faz, e ´ão está nem aí pro que o outro vai fazer, que organização é essa ?

p: Ok, você acabou de malhar as organizadas, mas qual seria a solução ?
r: Seria muito duro responsabilizar criminalmente os organizadores de uma torcida pelos atos de seus organizados, mas dá pra chegar a esse ponto se um organizador não estiver previamente precavido com relação aos seus organizados. É preciso que cada organizador, realmente organize e registre cada um dos membros de sua " torcida", é preciso que cada um deixe de ser um mero torcedor a mais e sim um fulano de tal, que mora na rua tal e tem tal telefone, é preciso fazer com que cada membro de cada organizada deixe de ser mais um torcedor anônimo, é preciso que a polícia faça mais vezes o que fez neste dia 19/03, onde filmou incansalvelmente a torcida do Avai no Scarpelli.

p: Mas você não acha demais filmar a torcida num momento como um jogo de futebol ? Não seria uma invasão da privacidade de cada torcedor ?
r: Não, de forma alguma. Hoje existem leis que permitem, por motivo de segurança que se filme qq lugar público, seja a rua, seja uma arquibancada seja lá o que for. É filmar para se ter o registro de quem entrou e do que está fazendo com o único intuito de proteger o próximo. Um avaiano declarou num site[internet], que eles não eram bandidos para serem filmados como a polícia estava prometendo, e se não eram bandidos, quem foi que colocou fogo naquelas cadeiras ? Ainda bem que filmaram, pois se o avaiana estava certo, haviam bandidos entre eles e estes bandidos devem ser presos, será que fui claro ?

p : Não foi claro, vc falou que os avaianos são bandidos ?
r: Não, eu não falei isso, eu disse que um avaiano falou : "- Nós não somos bandidos" . Partindo desta premissa, não haviam só avaianos no espaço reservados a eles no estádio. Considerando essas duas afimações percebe-se que bandidos lá estavam e não eram avaianos, ou se disfarçaram de avaianos, ou eram avaianos e ninguém sabia. Não dá pra ter certeza, pois ninguém sabe quem é quem a não ser as fitas gravadas.

p: Então gravar a torcida ajuda ?
r: Claro, pelo menos vai coibir a violência dentro do estádio. Eu suguro até que se instale câmeras nos arredores do estádio.

p: E o que vc achou de colocarem fogo nas cadeiras ?
r: Achei ridículo, primeiro por que eles não iriam entrar no estádio segundo as recomendações da federação, ,entraram por que o Figueirense permitiu, e segundo que a cadeira do estádio tem a ver com o desempenho pífio do Avaí.

p: Então a decisão da Diretoria do Figueirense de deixar os torcedores Avaianos uniformizados foi acertada ?
r: No meu entendimento sim, o problema não é o uniforme que cada torcedor usa e sim o que ele faz antes, durante e depois do jogo e isso só com vigilância e com um processo de eliminação do anonimato se resolve.

p: Sem mais perguntas.
r: Quero aproveitar e perguntar porque não fazem um sistema de venda de ingressos vinculada com a carteira de identidade do torcedor ? É tão difícil assim ?

Nenhum comentário: