domingo, fevereiro 25, 2007

Propaganda em feeds


Eu tenho acompanhado a algum tempo a discussão sobre monetização de blogs, e me inclui nesta parada também.


Eu tenho um site sobre cicloturismo, um site bem pessoal sobre o assunto, onde eu coloco alguns relatos de viagens e coisas do tipo. É um site estático, poderia até haver um blog incorporado, mas não faz-se nescessário, e nele há muito tempo já existia um banner meu do adsense da google.


Hoje a UOL já tem um sistema que dizem concorrer com o google adsense, ainda não falaram ou não dizem o quanto paga por clique, ou os critéris da coisa toda. Aliás, isso é muito variável pelo que eu andei lendo nos blogs por aí.


A questão é que os anúncios ficam sempre no html ou xhtm da página, ou seja, somente visível no protocolo HTTP. Não entendeu ? Explico de novo:


Anúncio somente visível se o site for visitado através de um navegador, como IE, Firefox, Opera...


Até aí nada demais, mas com a popularização dos feeds, muita gente lê sites, inclusive eu, através de feeds, e normalmente nos feeds não veem a propaganda. Dizem que com isso cria-se a catagoria de leitor e paraquedista. O Leitor dá status e o paraquedista dá dinheiro. O Paraquedista é o sujeito que acha o site através de uma busca na internet, eu achei uma pequena lista de buscadores pra vc ter uma idéia:
Google: http://www.google.com
Yahoo! Search: http://search.yahoo.com
MSN Search: http://search.msn.com
Teoma: http://www.teoma.com
AllTheWeb: http://www.alltheweb.com
Search.com: http://www.search.com
Altavista: http://www.altavista.com
Excite: http://www.excite.com
Lycos: http://www.lycos.com
Webcrawler: http://www.webcrawler.com
Go.com: http://www.go.com
Metacrawler: http://www.metacrawler.com
Mamma: http://www.mamma.com
LookSmart: http://www.looksmart.com
Ask Jeeves: http://www.ask.com
Isso é pra você ter uma idéia de quantos existem....


Voltando ao assunto, o sujeito acha teu site num buscador, mas ele não acha a página de entrada, ele acha alguma página, qualquer uma delas, que tenha sido linkada pelo buscador como tendo relevância para a busca e nesta página do meio do livro que é seu site, tem uma propaganda tb relevante com o tema. É ali que o paraquedista clica seguindo sua busca pelo assunto inicial e deixando um trocado pra você.


E o LEITOR ? Esse não vê a propaganda?


Até onde eu sabia, não via, mas começei a ver algumas propagandas em um dos meus feeds, e para testar a parada, vou inserir abaixo um códico de banner do google adsense, pra testar se ele será executado pelos leitores que uso:



Caso acima não haja nenhuma propagando do google é por que o seu leitor de feed não executa o javaScript. Caso tenha a propaganda, ele executa e eu descobri um método de força bruta de fazer você vê-la !!




Technorati :
Del.icio.us :
Ice Rocket :
Flickr :
Zooomr :
Buzznet :
Riya :
43 Things :

Um comentário:

Unknown disse...

Varda bom dia...
O uso de Adsense em feeds é proibido pelo Adsense, que está liberando o processo gradativamente, mas somente para pessoas por ele autorizados. Outras formas de propaganda em feeds são o Buscapé, e o Feedburner, mas o feedburner também é somente através de convites, e mesmo assim necessita de um número alto de assinantes. Nem terminei de ler o feed pra saber que a propaganda não ia aparecer.

Abraços