sexta-feira, abril 06, 2007

Arbitragem x Tecnologi

O Caso do nó frouxo !!

Vocês devem ter visto na TV, que em Pernambuco, teve um jogo onde um gol legítimo não foi assinalado pelo árbitro da partida, e em decisão inédita o TJD-PE (Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco) modificou o Placar final da súmula.
"Segundo Wilson de Souza, foi detectado que a rede, mesmo nova, tem os nós soltos e não resiste a chutes fortes. “Se o juiz está longe, vê a bola fora”, explicou."[fonte ]
Isto é realmente complicado, e digo isto, com outros olhos, pois semana passada eu fiz um curso de arbitragem de Triatlo, que é uma prova complicadíssimo de ser arbitrada, tanto que tem inúmero arbitros em cada prova. E a verdade é uma só: Caso o árbitro não veja, não tenha certeza, nada é feito, ninguém é punido pelo resultado final. Isto acontece pelo menos num primeiro momento, onde não há a alteração do resultado da prova em questão. O Atleta que cause alguma dúvida, provavelmente terá marcação especial da arbitragam em provas seguintes, mas normalmente não há como se fazer uma alteração de resultado, não com certeza absoluta.

O Futebol tem suas nuances, e com a TV no patamar tecnologico de hoje, praticamente o jogo todo poderia ser arbitrado de fora do campo. Acredito que isto realmente tira algum romantisto do esporte, mas entre o romantismo e a completa profissionalização e modernização permitidas pela tecnologia disponível, eu fico com a modernização. Não precisamos chegar ao ponto de ter-mos chips em jogadores e na bola do jogo, mas se o Jogo será transmitido pela TV, o quarto Árbitro poderia sim ajudar na Arbitragem principal, analisando lances imediatamente pela TV. Isto poderia ser feito para lances que não são de interpretação, justamente como o lance da polêmica rede frouxa em Pernambuco.

Nenhum comentário: