terça-feira, abril 10, 2007

Teste quantos linux quiser !


Eu não entendi ainda por que cargas dágua o GRUB não é utilizado em grande escala, instalado no windows. Afinal, digamos que o sujeito queira começar a usar um linux, e instala uma Distro numa determinada partição, parte, do HD do seu PC... Se o GRUB for instalado neste linux, caso o usuário remova o SO, ele perde o BOOT !!!


É muito fácil o sujeito instalar um linux e depois instalar outro sobre o primeiro, principalmente se for iniciante e etiver testando distribuições, e com isso, o grub vira uma meleca, veja a quantidade de gente perguntando em fóruns: Como apagar a mbr (Master Boot Record)???


O grub é gravado na MBR e a instalação dele fica numa partição linux, é fogo isso. A MBR é a primeira parte do HD, a primeira coisa a ser acessada no primeiro disco bootável do sistema, ou seja, é por onde tudo começa, e ali fica uma indicação pra seguir pra uma partição linux com o grub por lá.


Achei um site explicando como instalar o GURB, no WINDOWS, ótima idéia. http://www.skyjammer.com/files/knoppix/



Just unzip it to c:\ then run c:\boot\grub\w32grub
This would patch the necessary files(under XP, not linux). Then add :
c:\boot\stage1="GRUB" to c:\boot.ini



Entendeu ? É só adicionar aquela linha ao boot.ini e colocar o w32grub na pasta citada, depois é só editar o menu.lst, como em qualquer tutorial de linux.


O Legal é que com o GRUB no windows, ao instalar um linux, você selecionada que não quer instalar nenhum gerenciador de boot, e a própria distribuição deve te dar as informações necessárias para configurar o grub para iniciar a mesma, e com isso, vc não perderá seu boot e acesso ao windows só por testar um linux.


Testem linux a vontade. Linuxeiros e xiitas, se eu falei besteira, comentem e colaborem com o meu aprendizado !! Obrigado!




Technorati :

Nenhum comentário: