terça-feira, abril 03, 2007

Torcedor briga até por fumaça


Nota oficial, no TJ de SC:

Na partida entre Figueirense e Metropolitano, realizada na Capital, no último sábado, uma ocorrência inusitada foi registrada. Por conta de um desentendimento envolvendo um fumante, um funcionário público estadual foi conduzido ao Justiça Presente, sob acusação de contravenção penal - vias de fato. Segundo relato da PM, o não fumante deu um tapa no fumante. Aceita a transação proposta, o agressor vai ficar os três próximos jogos do Figueirense na delegacia de polícia sem assitir, bem como pagará uma pena pecuniária de meio salário mínimo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.[fonte]



A nota entortada pela digníssima Gilvan de França[gilvan@engeplus.com.br]:



Em estádio de futebol, com torcedores de ânimos quentes, tudo pode ocorrer... Em Florianópolis um torcedor do Figueirense agrediu um funcionário público, que vendo seu time perder para o Metropolitano, fumava desesperadamente. A informação está no site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (www.tj.sc.gov.br).
A fumaça incomodou o torcedor, que acabou agredindo o fumante. A PM conduziu os dois à estrutura do Programa Justiça Presente, iniciativa do Tribunal de Justiça em parceria com outras instituições (Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, polícias militar e civil e Federação Catarinense de Futebol) que busca garantir a paz nos estádio. [fonte]



Erros:
1- O Torcedor agredido não é funcionário público, veja nota oficial acima.
2- Quem foi conduzido ao Juizado foi o agressor, pois o Agredido não precisava de condução, ele foi para prestar a queixa. O Agressor não queria ir, portanto, ele teve que ser conduzido.// tipo.. "se tu não for, eu te levo"
3- E quem foi que falou em fumando desesperadamente dona Gilvan ?
4- O Figueira não estava perdendo, o jogo estava 1x1. [levei o bofete aos 25' do segundo tempo.]

ps: O terceiro parágrafo da nota da Gilvan até está Legal, mas eu não concordo com a preocupação dela, acho que a preocupação é que tenha-se que criar uma área para fumantes no Scarpelli, por conta de alguns não fumantes.


ps1: Chamar o agressor de torcedor e o fumante de fimplesmente fumante, é sacanagem. O sujeito que agride é torcedor ?? Já que fazes uma nota, tente ser mais ponderada pra não arrumar encrenca com as partes, podias ter dito: O Torcedor não fumante... ou, o Agressor[Já que o TJ deixa claro isso na nota.], ou se tivesse prestado atenção a nota principal, citado pela profissão dele. Além disso "O fumante." Eu acho que só usa o artigo definido se você souber quem é o fumante, e você só sabe agora. Bom, se eu estiver errado com relação a isto, me desculpa, comente este post que depois eu arrumo.


Eu darei detalhes do caso:


Estava eu, com a minha namorada, assistindo ao Jogo, na fila N do Scarpelli, quando um sujeito me cutucou e começou a rcclamar da fumaça. Eu virei pra ver a cara do sujeito e tentar falar alguma coisa, mas não deu tempo. Levei a borboada no ouvido direito. A Partir daí a situação ficou descontrolada entre os amigos do sujeito, que estavam em três.

Então o amigo do sujeito veio dando carteiraço; falando que era "não sei o que federal" e o scambau e que eu "não podia fumar em local público"...


Eu falei que ia fazer um BO da agressão, que era injustificada. Como o tal sujeito nem deu bola, fui atrás da resolução da situação.


Desci as arquibancadas, chamei a segurança,relatei a agressão e subimos. O Segurança me perguntou se eu queria mesmo dar proseguimento ao caso. Afirmei que sim. E o sujeito teve o disparate de dizer: Depois do jogo nós vamos lá.

Conversei com o segurança, e ele me informou que se eu quisesse, o BO poderia ser feito naquele instante, com a minha presença e a do sujeito no juizado. Adorei a idéia e informei que fazia questão de resolver isto o mais rápido possível.


Então ele foi "convidado" a se retirar do jogo, para ir até o Juizado do Scarpelli. Os dois amigos dele, o acompanharam.


Durante a pequena espera que se deu, na ante sala do juizado, um dos amigos do fulano veio a mim: A gente podia resolver isso pra não se estender, pra não ficar ruim pras duas partes... não dar mais rolo e não sei o que... Incrível, como depois da cagada feita, tenta-se consertar de tudo que é jeito. Eu fui duro na resposta: Teu amigo devia ter pensado nisso lá na arquibancada.


É isso, e que todos pensem mais no que fazem, e não falo só de agressões não, cuida onde tu estaciona o teu carro, pra não ter que reclamar de uma multa depois. e por aí vai. As regras são claras, siga-as.


Bom, pra finalizar, recebi um e-mail assim:


E se tem uma coisa que eu aplaudo, é quem encrenca com fumante pq não tem coisa mais insportável que cigarro. Tens todo o direito de fumar o quanto tu quiser, mas se a fumaça vier em mim, aí extrapolasse teu direito. Eu cansei de trocar de lugar por ter fumante na fila da frente, pq minha indole pacifica me afasta de confusões, mas dá gosto quando vejo que alguém teve a 'coragem' que me falta. É uma pena que o Brasil não segue o exemplo de uruguai, argentina e mais recentemente da França, que proibiram fumar em locais fechados.

Tem gente que é sem noção mesmo. Bom, acredito que a parte final deva ter sido um erro de digitação, pois no Brasil é proibido fumar em locais públicos fechados.


Pra finalizar, não estou defendendo os fumantes, mas se a lei permite que se fume em locais abertos, como arquibancadas descobertas de estádio de futebol, temos que conviver com isso. É lei. E além disso, eu faço menos fumaça com o meu cigarro, do que ele com o carro que ele deve ter.




Technorati :

3 comentários:

Rafael disse...

Parabéns pela atitude Varda. Muitos temeriam levar o fato a diante, ou pior começariam uma briga dentro do Estádio, seu ato faz com que hoje (ou pelos próximos 3 jogos) seja mais eguro ir ao Scarpelli. E tem gente que ainda da razão pro outro cara? Ignore-os.

Abraços

Luis disse...

dae varda!

muito legal o teu blog! li os outros posts e achei massa! bem escrito, me diverti com algumas coisas, achei interessante outras..

sobre o cigarro nao preciso de dizer muito ne?? ja nos falamos muito pelo email!! hehehe

mas é isso ae.. que outros sigam o teu exemplo!! seria bom se todos usassem o bom senso nessas situações!

abraçao

Milton disse...

é meu amigo Vardanega, tivesse um fim de tarde desagradavel com esse pessoal...pelo menos depois do jogo tomamos aquela cervejinha com camarãozinhu frito hehehe
Abraço!