sábado, junho 23, 2007

Ubuntu 7.04

Eu já usei linux antes, mas tenho que admitir, o Ubuntu 7.04 é uma experiência única até o momento.

Acabei de instalar o Amule*, um software que faz a mesma coisa que o e-donkey do windows. Instalei via terminal, simples. "sudo apt-get install amule". É tão bom quando o programa que se pede está disponível nas listas de distribuição do SO. no Ubuntu 6.04 eu sempre tinha problemas quando queria algum programa, agora parece que tá tudo mais fácil.

A coisa mais interessante e talvez mais fácil de se fazer no ubuntu, deve ser a reprodução de mídias diversas. O reprodutor de mídias identifica a mídia selecionada e informa que no momento não há como proceder na execução sem a "baixa" de algum programa ou complemento do reprodutor. O Ubuntu não te deixa na mão, ao mesmo tempo que ele diz não toca, ele diz que se quiser tocar, é só clicar que ele se encarrega de instalar o que falta e pronto, você vai executar aquela mídia que inicialmente não rodava. :PPPPP maravilhoso.

Estou instalando agora o soundconverter, para converter umas faixas ripadas de um CD, originalmente ripado em ogg. Quero converter os faixas para mp3, ou não leio no meu player móvel.[o ubuntu já vem com o extrator de músicas Sound Juicer/ nome sugestivo não acham ?]
passo 1- Fiz uma rápida busca no google sobre softwares disponíveis para tal conversão e achei o nome soundconverter.
passo 2- Usando o gerenciador de pacotes do ubuntu, fiz uma pesquisa com o nome soundconverter, que resultou num resultado.
passo 3- selecionei o software para instalação e mandei aplicar as mudanças.

tudo realizado de forma gráfica, sem linha de comando ou terminal. tá ficando até divertido isso.

Após a instalação do soundconverter, o próprio programa informou que para trabalhar com mp3 eu teria que ter o "gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse". Foi só seguir o mesmo procedimento e já estou instalando ele tb.

agora estou convertendo de ogg para mp3. ou seja, processo completo de ripagem de CD de audio no linux.

Gostei. :))


* amule: http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=120

Um comentário:

Milton disse...

é, o ubuntu está com a fama atual de ser o melhor linux pra desktop, principalmente pra iniciantes. Pois como vc está presenciando, os ajustes e adaptações estão bem facilitados nele...se o linux quer bater de frente com o SO do bill gates, algo nesse sentido tem q ser feito realmente...