domingo, julho 22, 2007

Aviação Global.

Acabei de acordar e fui até o site do estadão pra ver o quadro de medalhas do Pan, mas parei pra ler essa matéria. É por matérias como esta que eu gosto do Estadão.

Bom, a matéria é sobre o vôo 3054 e sobre o sistema aéreo mundial, de forma global. O trecho mais importante acaba sendo aquele em que fala-se ...

Há algum país que tenha encontrado o ponto de equilíbrio entre demanda e infra-estrutura?

Estou tentando pensar em algum... Todos têm problemas. Não consigo pensar em um exemplo. Estou com o globo na minha frente e não consigo apontar um país que tenha atingido esse nível. Alguns tiveram mais sucesso, mas todos têm problemas sérios.

O Caos aéreo é mundial, assim como a crise do petróleo e o caos nas cidades desenvolvidas, causado pelo uso do automóvel particular. Na matéria é falado com clareza sobre o comodismo das pessoas, que querem um aeroporto ao lado de casa, para irem mais rápido, mas não querem morar ao lado de um.

Isso me lembrou uma certa discussão que tive com um conhecido sobre o posicionamento das rodoviárias aqui em Santa Catarina. Eu fui comentar sobre o local do terminal rodoviário de Florianópolis, que é no centro da cidade[-27.595990, -48.557500], na entrada da Ilha, mas completamente fora da rota dos ônibus, que passam em São José[-27.584700, -48.617480]. Eu argumentei que era mais interessante para a viagem, que o terminal fosse exatamente na BR-101. Tive que escutar que a localização do terminal de Florianópolis é quase perfeita, na entrada da cidade, de fácil acesso e tudo mais.



Óbviamente eu estava conversando com um comodista que não quer ter que pegar um ônibus a mais para ir até o terminal em prol de um sistema mais eficiênte e mais igualitário globalmente. Este sujeito prefere que o ônibus passe na porta da casa dele, mas reclama que a viagem demora e que o ônibus para muito no caminho até a cidade de destino final. É inviável ter as duas coisas.

A viagem do ponto vermelho ao ponto verde é completamente inútil para quem está fazendo uma viagem de Itajaí[-26.911350, -48.656340] para Tubarão[-28.470660, -49.010370], mas mesmo assim esse trajeto é feito pela maior parte dos ônibus que passam pela BR-101 em qualquer sentido.

Enquanto as pessoas não estiverem dispostas a pagar o preço[não falo só de dinheiro] de um sistema eficiênte, pagaremos com tempo e vidas o sistema que temos.

Nenhum comentário: