quarta-feira, setembro 19, 2007

GB, a Bomba Google e a Blogosfera.

Eu juro que já vi muitos movimentos em defesa de inúmeras coisas, mas a Blogosfera...

Bom, a Blogosfera não é uma ong, não é uma Associação é simplesmente a alcunha dada a um circulo, ou esfera, ou conjunto de pessoas que participa, publica, duplica, multiplica informação através de seus blogs e blogs colaborativos no Brasil. Ah, claro, não só no Brasil, a Blogosfera é uma esfera mundial, mas estou me referindo no momento a Blogosfera Brasileira.

É sabido e exaltado por muitos a criatividade do povo brasileiro, e vou lhes dizer uma coisa, quer ver coisas criativas feitas por brasileiros no que diz respeito ao uso da web ? Então visite blogs de brasileiros, tem muita gente boa.

Toda essa introdução é pra começar a falar de algo que venho acompanhando de perto há algun tempo, o GoogleBomb do vergonha nacional. Tá, mas porque estou querendo falar dele justamente agora que a busca por vergonha nacional no google já não aponta mais o senado federal como primeiro resultado ?? Simples, pois agora quem ocupa a primeira posição é um site da mídia tradicional trazendo justamente a informação ou a notícia deste GoogleBomb.

Foi comentado na lista Blogosfera/Brasil, que isso é estranho, aliás, muitas coisas na internet são estranhas, e lendo sobre GoogleBomb, parece-me que não é tão estranho assim, faz parte do processo e do ciclo natural pela própria constituição do GB [vou chamar só assim daqui pra frente.]



Visite a wikipedia e procure por Bomba Google, ou em inglês Google Bomb para maiores detalhes.

O que acontece é que como você poderá ver na wiki, e em outros sites também, o GB é resultado de uma montueira de links apontando para o mesmo alvo e a partir de dado momento todos começam a comentar, jornais e sites de notícia além dos próprios blogueiros e aí está o início da fase final do GB, o link alvo no formato inicial cai nos resultados de busca. Interessante esse ciclo.

A Folha de SP, no dia 18/09/2007 - 09h57, tem uma notícia sobre isso, eu linko, mas com nofollow.

O Terra também tem, pode estar subindo,na sexta, 14 de setembro de 2007, 15h24 Atualizada às 17h51; eu linko, mas com com nofollow.

Os dois sites comentam sobre o GB vergonha nacional apontando para o site http://www.senado.gov.gr, um trabalho iniciado pelo Rodrigo Stulzer, que foi plagiado por telepatia pelo Bender; muito bom.

E a mídia tradicional se mexeu, isso é o mais interessante, não só se mexeu como tratou de tentar se colocar no lugar que se acha de direito, o primeiro lugar nos resultados de busca. A briga está ficando boa, os bichos estão ficando fortes.

E eu acredito que a mídia tradicional perdeu mais um round, e não faz diferença se foi por pontos ou knockout. perdeu.

Eu sei que já existe articulação para mais um GB, o seu Renam Calheiros deve ser o próximo agraciado, e lembro a vocês, que acabaram por não visitar a wiki, que é muito fácil colaborar:

o código é muito simples, e pode ser usado em fóruns, e-mails, blogs, qq lugar que aceite html:

<a href="http://sitealvo.com/">palavra(s) escolhida</a>
No caso do senado;
site alvo: "http://www.senado.gov.br"
palavra(s) escolhida: "Vergonha Nacional"

Boa quarta feira a todos.

# update:
Reparem que o link da folha é um link de resultado de busca por news, notícias, não é um resultado da busca tradicional do google, ou seja, dá pra dizer que a vergonha nacional ainda é o resultado número 1.

Nenhum comentário: