terça-feira, fevereiro 05, 2008

Acidente na BR282 e ação policial.

Noite de segunda para terça feira de carnaval.

Estava voltando do centro de Floripa e resolvemos que iríamos direto para o Kobrassol fazer alguma coisa, desta forma o caminho seria pegar a Via Expressa, a famosa BR 282... Vimos um acidente logo no início da Rodovia, sob o viaduto de acesso ao Bairro Coqueiros:



Paramos o carro mais a frente e eu fui lá ver o que tinha acontecido e obviamente fazer uns filminhos pra colocar no You Tube....

O que acontece é que eu fiz um filminho como o acima, e na sequencia da filmagem eu fui em direção ao funil dos carros, e acabei filmando a ação do pessoal do PPT, Pelotão de Policiamento Tático.

O fato é que havia um motociclista, ou motoqueiro que foi parado pelos oficiais do PPT. Este motoqueiro, foi parado e logo em seguida forçado a sair da motocicleta com uma gravata, e teve seu capacete arremessado ao meio da rua, inclusive sendo o capacete atropelado por um dos veículos que passavam pela meia pista.... Após a queda da motocicleta, e a colocação do sujeito de bruços ao chão, o capacete foi retirado de baixo do veículo da pista ao lado e jogado em direção ao acostamento... Com a "situação" (que eu não sei qual era!?!?) controlada , os oficiais do PPT iriam se retirar do local, mas não sem antes, um deles vir até onde eu estava e arrancar a minha máquina fotográfica da mão para eliminar as "imagens indevidas"...

Fiquei com receio de ter meu equipamento fotográfico danificado e/ou até apreendido pelo oficial, acabei por orientar o rapaz a operar o equipamento...

"- aperta esse botão... é o vídeo, aperta ali.. agora ali..."

Ele apagou o vídeo inicial e uma outra foto particular de um outro momento.

Após a saída do PPT do local acabei por fazer um vídeo do motoqueiro levantando-se e retirando sua motocicleta do meio da rua:



Eu não sei dizer exatamente se houve abuso de autoridade por parte do PPT, mas acho que a ação de recolher as imagens da minha câmera foi muito mal feita, inclusive apagando imagem que não tinha nada a ver com a ação no local.

É, depois do meu post sobre o Kit Manifesto e todos os comentários sobre abuso por parte da força policial, acontece isso comigo.

Finalizando... no site da Polícia Militar de Santa Catarina, não há menção a existência do PPT... Atividades executadas pela PM; provavelmente pela desatualização do site, que é de 07-11-2003.

Numa outra parte do site da PM, tem-se notícias de algumas ações interessantes e que são realmente o objetivo da Polícia, como esta:
Adolescente é apreendido com 150 pedras de crack no Abraão

Vou aproveitar o post pra parabenizar a Polícia Militar pela Unidade de Vídeo Monitoramento Móvel; Uma ferramente muito interessante que foi utilizada no jogo Figueirense x Criciuma, no dia 3/2/2008, domingo de carnaval, apenas dois dias depois de recebida pela polícia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo,

Você tem dois caminhos: se incomodar e não se incomodar.
Se você acha que vale à pena vá em frente. Você deve ir à Corregedoria da PM narrar a situação e identificar da forma mais detalhada possível os policiais responsáveis pela ação.
Melhor se você for acompanhado por um advogado e que entre na Justiça contra o Estado por abuso de autoridade.
Se não quiser se incomodar deixe quieto.
Ambas as posturas são respeitáveis e você não deve se intimidar por tomar a mais ousada ou se envergonhar por não agir.
Um grande abraço.