quarta-feira, agosto 12, 2009

Cuidando da sua Agenda de Contatos.....

Cuidando da sua agenda de contatos de TELEFONES; Quero cuidar aqui somente de números telefônicos e nomes de pessoas.


Justificando.... Um chip GSM suporta apenas contatos no formato { "nome" + "telefone" }, simplesmente não suporta o formato com mais informações que quase todo telefone celular possui na sua agenda, onde é possível adicionar um sem número de informações, nome, sobrenome, cargo, foto, e o scambau.


Qual o meu objetivo ? Preservar a minha lista de contatos. Hoje tenho uma lista de 380 números telefônicos no meu celular. Inúmeros deles são de profissionais que podem me ser muito úteis, preciso preservar esses números comigo.


Meu problema: Nos últimos dois anos eu Anotei vários números importantes no meu celular adquirido há dois anos atrás, um Samsung U600... E há dois meses atrás o meu Samsung teve uma pane geral e literalmente foi pra gaveta. O que fez eu ainda ter os contatos foi usar a conexão do aparelho com o computador e salvar a lista de contatos no computador.


Com a lista do antigo Samsung salva no computador, tive somente o trabalho de converter o arquivo de agenda do Samsung num formato entendível pelo nokia para importar no meu novo telefone, que já disse ser um nokia. :)


A dificuldade ? Exporte o agenda do Samsung para um arquivo CSV, num formato com cerca de 30 informações, e esse arquivo não podia ser simplesmente importado para o nokia.


Tive que abrir uma planilha no meu Editor de Planilhas, importar o CSV, e "limpar", o arquivo.... limpar e organizar. Foi preciso utilizar algumas fórmulas para verificar números com duplicidade, nomes com duplicidade, e organizar isso tudo. No final fiquei com uma planilha com duas colunas, uma de nome e outra de telefone. A Partir daí, foi criar um arquivo CSV no mesmo padrão que a nokia aceita na importação e importar.


Para se ter uma idéia, os dados armazenados numa agenda do Nokia Communication Center são:


"Cargo";"Nome";"Segundo nome";"Sobrenome";"Sufixo";"Cargo";"Empresa";"Aniversário";"Endereço SIP";"Push-to-talk";"Comp. exibição";"ID de usuário";"Notas";"Celular geral";"Telefone geral";"E-mail geral";"Fax geral";"Chamada de vídeo geral";"Endereço Web geral";"Endereço VOIP geral";"Caixa postal geral";"Ramal geral";"Endereço geral";"CEP geral";"Cidade geral";"Estado geral";"País geral";"Celular pessoal";"Telefone residencial";"E-mail pessoal";"Fax residencial";"Chamada de vídeo pessoal";"Endereço Web residencial";"Endereço VOIP residencial";"Caixa postal residencial";"Ramal residencial";"Endereço residencial";"CEP residencial";"Cidade de residência";"Estado de residência";"País de residência";"Celular comercial";"Telefone comercial";"E-mail comercial";"Fax comercial";"Chamada de vídeo comercial";"Endereço Web comercial";"Endereço VOIP comercial";"Caixa postal comercial";"Ramal comercial";"Endereço comercial";"CEP comercial";"Cidade comercial";"Estado comercial";"País comercial";""


Você conseguiu contar quantos são ??


Agora veja os dados que a Agenda do Samsung armazena:


"Tipo","Nome","Sobrenome","Celular","Residência","Comercial","Fax","Outro","Email","URL","Anotação","Aniversário"


Não verifiquei, mas essa lista é pequena pois eu não tinha mais informações além disso no meu Phone Editor do Samsung PC Studio 3.


Percebida a diferença de dados armazenadas, fica clara a necessidade de compatibilizar esses dados para a transferência de dados efetiva.


Recomendo a quem tenha celular, Salve sua agenda no computador; É a melhor forma de preservar seus contatos.

Nenhum comentário: