sábado, março 24, 2012

Floripa merece respeito.


Recebi um e-mail do dia 21/03, e vou usar as palavras desse amigo:

"Como vocês devem ter visto, a RBS está organizando o "Comitê do Floripa Te Quero Bem" com o objetivo de "planejar a cidade".


Faz parte da estratégia da elite local criar instâncias e organizações para substituir e sufocar os movimentos sociais organizados (vide o FloripAmanhã, o IInstituto Guga Kuerten e a própria RBS).

O Fórum da Cidade, que discute há 11 anos, que tem uma proposta coesa, não foi mencionado, como se não existisse propostas para a cidade e o movimento estivesse sendo inventado agora.

Essa mesma elite que esquarteja e afoga a cidade, que verticaliza, que pressiona para viadutos, que aterra baías, que cospe no Plano Diretor Participativo agora quer posar (e o consegue, pois o povo está catatônico) de sustentável e democrática.

Estou dizendo isso para que os ciclistas organizados (ou cicloativistas, ou ciclopreocupados ou sei lá o quê) saibam que estão sendo excluídos desse processo, para que tais ciclistas saibam que ali vai se desenhar algo com mais influência do que todo o trabalho pregresso dos movimento sociais e que se tais ciclistas vierem a fazer parte, saibam com quem estão lidando e que estarão sendo usados.
"




Neste sábado, o tal comitê organizou uma distribuição de adesivos na Beira-Mar Norte;

Publiquei o abaixo no facebook:
http://www.facebook.com/marcelovarda/posts/10151445146015294

Linda ação da RBS, distribuiu 7.000 adesivos na Beira-Mar... hã ? Não queremos adesivos, eu quero que a RBS respeite a cidade, respeite Florianópolis e os Florianopolitanos, nunca tiveram respeito e agora querem além de comandar, fazer de conta que as pessoas estão ajudando a decidir ?




Deve ter sido o aprendizado de anos de Plano Diretor Participativo, que a Prefeitura implantou muito bem. Audiências marcadas do dia pra noite, e engavetamento de soluções ou proposições altamente importantes, mas que foram consideradas totalmente superfluas, assim como a vida de pessoas que precisam trafegar pelas SC´s a caminho de casa, de bicicleta ou a pé, pq não tem carro. Carro aliás, que deve ser o veículo oficial de todos os representantes das 30 "entidades" convidadas a discutir assuntos junto com a RBS e seu teatrinho.


Apoiar as iniciativas vigentes que é bom, nada, agora criar teatrinho para manter pose de aliada da sociedade é pra já. Pouca coisa se salva dessa RBS.

Por hora é isso.

Nenhum comentário: