quinta-feira, novembro 10, 2016

Cidades para Bicicletas? Com certeza não são para as pessoas....

Relembrando um Post que eu fiz sobre o assunto em 2007; http://www.marcelovarda.net/2007/08/pra-que-ponte.html , em que eu calculei as distâncias que eram preciso percorrer para chegar do Continente, em Florianópolis, até o centro , na ilha....

Hoje e ontem eu sai aqui do Estreito e fui até o centro de Bicicleta e resolvi comparar, com o GPS na bicicleta, dois percursos.

Saindo da Ponte e Passando pela passarela do aterro para ir até o meu destino. Nessa medição, comecei a medir a partir da saída da Ponte.

O Caminho é saindo da Ponte, seguindo pela calçada até a passarela que passa por cima da avenida, depois da passarela contornando o terminal de ônibus e finalmente chegando ao destino. 1.850 metros.

Hoje eu fiz um caminho proibido, pois não havia faixa de pedestres ou placa de trânsito que eu respeitasse, segui o melhor caminho para chegar ao meu destino, ou seja, aquela que deveria SER DEDICADO para as pessoas que farão o percurso a pé.


Economizei 370 metros dos 1850 do dia anterior.

ISSO É 20% A MENOS DE PERCURSO.

Fica fácil entender a não utilização de algumas ciclovias, que estão instaladas em locais periféricos, gerando deslocamentos demasiadamente elevados para percursos que deveriam ser curtos. A inserção das rotas ciclísticas DEVE SER NO CERNE DAS OCUPAÇÕES, no meio dos "centrões", é por lá normalmente o menor caminho, e é de lá que devemos tirar boa parte dos carros, pois é lá que devemos aumentar a circulação das pessoas.

Nesses dois dias, acabei fazendo a medição também aqui de casa até a Ponte, e mesmo com uma medição de distância menor pelo GPS quando fui pela ciclovia, essa medição ainda é maior que indo pela via "antiga", na contra-mão... vejam os gráficos:

Indo pela Ciclovia:

2.540metros. Pela Ciclovia. (Na minha conta faltou contar 260metros da minha casa até o início do funcionamento do GPS)

Saindo de casa e indo pela contra-mão até a cabeceira da Ponte:
2.330 metros.

2540-2330 = 210((-8%) + 260 = 470 metros, o que dá uns 18% a mais de distância.

É isso, pra pensar.






Nenhum comentário: