SOBRE

"SOBRE"; Pode ser sobre este site, ou sobre o Marcelo Varda?

Tentando responder a essas questões, trago aqui o texto de apresentação que fiz para a Campanha a Vereador de 2020, em Florianópolis, seguido de algumas outras informações.


- Quem é Varda?

    Marcelo Vardanega, popularmente conhecido por "Varda";
    Brasileiro, nascido em 18/11/1975, no centro da cidade de Florianópolis, segundo filho de Sérgio e Maria. Depois do meu nascimento ainda veio mais um irmão.
    Atualmente meu pai é viuvo, e eu sou o único filho vivo.

    Meu nome é Marcelo Vardanega, sou natural de Florianópolis, nasci aqui nessa cidade, em novembro de 1975. Meus pais são aqui do Estado de Santa Catarina, minha mãe veio de Tubarão e meu pai veio de Joaçaba. Meu pai estudou Engenharia Elétrica aqui na Universidade Federal, e minha mãe fez o curso de Direito, já depois de eu ter nascido. Moramos alguns anos no Kobrassol, depois nos mudamos para o Estreito, na Rua Otília Cruz, sobre onde hoje é a Aliança Tintas, em frente à loja da Ford. Dali fomos para Coqueiros, onde eu vivi o falecimento da minha mãe, e foi nesse momento, em junho de 2008, que vim para o Balneário do Estreito.

    Sobre mim, estudei em escolas públicas e particulares, pois meus pais não tinham condição de pagar escola particular para os dois filhos; depois do ensino médio, fui estudar na Escola Técnica, ainda antes de ser IFSC. Fiz o curso de Edificações, já voltado para a área de Construção Civil. Após esse curso, fiz estágio na CELESC, acompanhando a construção de subestações. Depois disso consegui passar no vestibular da UFSC, onde me formei Engenheiro Civil em 2004. Tenho casas executadas de norte ao sul da ilha. O que me deu mais alegria na engenharia foram os problemas, pois ninguém gosta de “pegar pepino”, mas eu sempre dava um jeito de achar uma solução e fazer com que fosse resolvido. E com isso passei a trabalhar de forma autônoma, com 4 focos bem claros: As-Built, Consultoria, Projetos e Execução.


Sou Engenheiro Cilvil, formado na UFSC.
Meu Curriculo no site: http://eng.marcelovarda.net/p/curriculo.html

Repondendo perguntras:

VOCÊ É CANDIDATO?  (post atualizado a medida que recebo perguntas)

No momento, em 05/10/2020, sou candidato a Vereador em Florianópolis.

-Você já foi candidato alguma vez?
 Eu nunca fui candidato a nenhum cargo eletivo de governo nem municipal, nem estadual nem federal.

-Você já exerceu algum cargo político? 
Eu nunca fui assessor de nenhum vereador, deputado, ou algo do gêncero. Nunca trabalhei em nenhum orgão de governo de nenhuma das três esferas.

- Qual seu partido?
 Estou me lançando pelo PRTB. Escolhi este partido pela determinação entre outras coisas, de não usar fundo eleitoral nesta campanha.

Que bom, estou a procura de um bom candidato para votar. 
- Qual sua formação acadêmica? 
Eu me declaro "Engenheiro Civil". Cursei a graduação na UFSC em Florianópolis, cursei também o curso técnico em Edificações aqui na Cidade. meu currículo está aqui: http://eng.marcelovarda.net/p/curriculo.html

- Tem pós graduação na área?(mestrado e/ou doutorado)
Eu fiz uma especialização nos anos de 2016 e 2017, em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais.

- Tem experiência em administração? 
É interessantíssimo discutir experiência em administração. Trabalhei de forma autônoma de 2009 a 2014, período no qual eu pratiquei a engenharia civil de forma mais intensa, sendo responsável por algumas execuções de obras aqui na cidade. Como autônomo eu era obrigado a administrar minha própria carreira, meus próprios serviços e fluxo financeiro, considero que fui um bom engenheiro administrando tudo isso. 

- Você possuí renda suficiente para não precisar da política para sobreviver? 
Eu definitivamente não precisava entrar na política. O dinheiro do salário de vereador não é meu objetivo. Meu objetivo é forçar a barra para que algumas coisas sejam finalmente mudadas nessa cidade.

- Você sabe qual a função de um vereador e de um prefeito? 
Basicamente, em linhas bem gerais, o Prefeito é o chefe do executivo municipal, e o vereador é o legislador municipal e fiscalizador do prefeito.

- Você já dirigiu alguma empresa? 
Não dirigi nenhuma empresa. Minha formação em engenharia me torna um profissional que não necessita de uma empresa para atuar, e desde que me formei, já tinha conhecimento das dificuldades em criar empresas no Brasil, portanto sempre tentei passar longe dessa hipótese.

- Qual seu grau de experiência em humanas e exatas? 
É um tanto complicado responder essa pergunta sem saber exatamente o que seria esse grau de experiência, porém, sempre tive que trabalhar com pessoas em todas as obras que executei, e venho aprendendo muito sobre relações interpessoais ao longo dos anos. Eu tenho buscado ajuda profissional para desenvolver melhor minhas habilidades relacionais, pois as vezes as pessoas podem ser bem difíceis de lidar, pelos mais diversos motivos, e conseguir lidar com as pessoas independente do que elas pensem ou sintam pode ser uma tarefa muito complicada. Com relação a "exatas", sou engenheiro, sem dificuldades quanto a isso.


- Qual seu nível de conhecimento da Constituição Federal? 
Eu definiria como razoável. Vou além, não só a constituição é importante, óbviamente ela é a base que dá origem a todo o arcabouço jurídico, porém existem muitas outras coisas que deveriam ser lidas por todos os brasileiros. O código de transito, por exemplo, deveria ser lido nas escolas.

- Conhece a Lei Orgânica do Município? 
Já li diversos trechos em vários momentos, conheço sim.

- Você tem autonomia para votar em conformidade com a população e as reais necessidades do município?
Eu só aceitei ser pré candidato pois o partido me deu essa autonomia, e vou cobrar que ela seja mantida.

- Ou está subordinado aos interesses de partidos? 
Já respondido.

-Ou quer apenas "se arrumar”?
:/ Não quero ser vereador pra sempre, aliás, acho que deveria ser proibido mais que uma reeleição.

*Responda essas perguntas e irei analisar se irei votar em você *

Por hora acho que é isso, em breve atualizo respondendo mais dúvidas.

Meu nome já está aqui: https://www.elejabem.com.br/eleicoes pesquise por Varda;


Mais uma lista de perguntas; Esta lista é para o site: http://www.candidatosbolsonaristas.com.br/
(AS RESPOSTAS DEVEM SER POR ESCRITO).
As perguntas são estas:

01. - Você concorda com o casamento entre pessoas do mesmo sexo? entre pessoas do mesmo sexo não existe casamento, existe no máximo uma união civil. casamento é entre homem e mulher, é uma definição cristã.

02. - Você acha que tem outro sexo além do masculino feminino? hã? (absolutamente não.)

03. - Você sabe o Pai Nosso? Q me conste sim.

04. - Você é a favor do aborto? Não sou a favor do aborto.

05. - Você sabe o Hino Nacional? Q me conste sim.

06. - Você acha o socialismo viável? o Socialismo é um erro por si só.
Por que?
Porque é matematicamente impossível servir tudo a todos com o $ de poucos, uma hora o $ acaba.

07. - Qual a sua Cidade? Florianópolis/SC

08. - O que representa Jair Bolsonaro para o nosso País no presente e no futuro? A Ponta da lança da Liberdade e Salvação. Ou criamos atrás dela toda uma lança de liberdade, ou vamos naufragar mais cedo do que se imagina.

09. - Você se define Bolsonarista?  Por óbvio que sim, pois considero o nosso jovem presidente o principal ícone da virada político social que o Brasil precisa dar para não afundar ainda mais em políticas socialistas e afins.

Por que?  Acho que respondi acima.

Desde quando? Desde quando Maria do Rosário resolveu achincalhar com ele por causa da resposta que ele deu a ela nos corredores de Brasília... Quando ela se meteu na entrevista que ele estava dando.

10. - Você se define como Conservador(a)? Sim.
Por que?  Porque não sou revolucionário, não sou imediatista, porque me enquadro no maioria das definições de conservadores, porque nunca me preocupei com isso, simplesmente fui eu, como sempre fui e agora tenho que me definir.

11. - O que significa a traição para você? Meio amplo isso, mas no caso da política, eu não diria que houve traição de alguns em relação a Bolsonaro, pois eles não eram aliados. Ou pode-se entender que eram aliados e depois trairam. Existem pessoas que vão tentar se aproveitar dos momentos e depois vão nos trair? Podemos então dizer que houve então uma traição, que é óbviamente impordoável. Eu considero inacaitável o oportunismo político.

12. - Quem são pessoas como Joice Hasselman, Major Olímpio, João Dória, Alexandre Frota, Heitor Freire entre outros para você?  Podemos chamá-los de traidores, ou podemos aceitar que eles nunca boram bolsonaristas, ou de direita, ou sequem próximos de serem.

Existe alguma chance que você se assemelhe a algum deles? Eu posso mudar de idéia com relação a algumas coisas, mas princípios e valores não são negociáveis.

13. - Você exerce qual atividade profissional? Sou Engenheiro Civil.

14. - O que você pode falar da sua família? Não gosto de falar da minha família, minha família teve muitos problemas, sofremos muito e prefiro deixar esse assunto reservado.

15. - O que lhe motivou entrar na política? A necessidade de fazer alguma coisa pela minha cidade. A verificação de que existem muito poucas pessoas que tenham algum grau de preparo para fazer qualquer tipo de coisa, e ainda assim, ocupam cargos que deveriam requerer muito mais sabedoria, ou humildade suficiente para buscar as informações nos lugares certos.

16. - O que se gasta com o político (Salário, verbas, ajuda de custo, auxílios, etc) está correto? 
Correto? É um absurdo o que se gasta, não só com poolíticos, mas com o sustema judiciário também.

17. - Qual o seu Partido?   PRTB

Qual a ideologia do Partido?  Deus Pátria e Família. / conservador

Por que você escolheu esse Partido?  Porque casa com minhas idéias, e graças a Deus, foi a legenda que abriu as portas para o meu amigo candidato a Prefeito que puxou o time de vereadores.

Pretende mudar de Partido? Não pretendo. Não por hora. E se mudar, só pelo aliança, se a estruturação der certo.

18. - Você se sente preparado(a) para exercer plenamente o Cargo a que se propõe?  Vereador? Sim.

Por que? Eu tenho sido fiscal de contratos de obras na Universidade Federal de Santa Catarina, que possui o mesmo orçamento que a cidade de Florianópolis, e possui fiscais muito mais qualificados que a maior parte da câmara municipal da minha cidade. Só isso já me qualifica mais que a maioria dos atuais vereadores, eu acredito que não só eu me sinta, como eu devo me sentir qualificado.

19. - Por que você não escolhe outro candidato que possa fazer tanto quanto você? Não existe. Eu desconheço alguém que seja tão chato quanto eu para brigar pelo certo. Eu já fui parar umas duas vezes em poucos anos de Universidade, em reunião no gabinete do Reitor, pois o contratado queria que me tirar da fiscalização do contrato dele, pois não estava aguentando as cobranças.

Por que tem que ser exatamente você?

Porque eu desconheço alguém que bata o pé pelo certo como eu bata. E as vezes, e muitas bvezes é preciso bater o pé para que as coisas sejam feitas ou não feitas na câmara de vereadores.



REDES SOCIAIS:



Signal    https://www.signal.org/  (marcelovarda)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 













Nenhum comentário: