quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Viver pra que ?

Vida no planeta terminaria de qualquer maneira

09-01-2002



O Planeta Terra ganhou uma sobrevida, de acordo com cientistas da Universidade de Sussex, na Grã-Bretanha.



Até hoje, uma das teorias sobre o fim do mundo previa que, quando a energia do sol terminasse, a estrela se expandiria e engoliria os planetas mais próximos. Isso ocorreria em 7,5 bilhões de anos.



De acordo com os novos cálculos feitos em Sussex, a força de gravidade que mantém a Terra na órbita do sol se enfraqueceria com a expansão da estrela, e o planeta se distanciaria do astro, escapando da destruição.



No entanto, a Terra se reposicionaria bem próxima ao sol, o que queimaria toda a sua superfície.



Planeta habitável



"Nossos cálculos mostram que a Terra sobreviverá, mas a vida no planeta acabaria antes por causa do calor", afirmou Robert Smith, astrônomo da Universidade de Sussex.



De acordo com ele, "o fenômeno é a justificativa definitiva para se desenvolver a Estação Espacial Internacional (EEI)".



Segundo o cientista, o calor tornaria a Terra inabitável em 5,7 bilhões de anos, 1,8 bilhões de anos antes da expansão do sol.



Entretanto, colegas de Smith são menos otimistas sobre o tempo de vida no planeta.



James Kasting, da Universidade americana da Pensilvânia, disse acreditar que a água irá evaporar na Terra por completo em um bilhão de anos.



"A discussão sobre o que vai acontecer daqui a 7 bilhões de anos é interessante do ponto de vista acadêmico, mas a vida na Terra vai acabar bem antes da expansão do sol", afirmou.



Esta notícia está neste link .

Nenhum comentário: