segunda-feira, abril 10, 2017

Ciclista Estuprado!

Depois da repercussão negativa da Capa do DC, eu só vi um jeito de tentar fazer você entender o motivo da discussão que os ciclistas estão levantando sobre a Capa.

Depois de ler o artigo escrito pelos colegas aqui:
http://bicicletopolis.com/policia-militar-e-diario-catarinense-cometem-grave-erro-contra-o-uso-da-bicicleta/

Vou escrever que chamar a capa somente de "grave erro", é pouco.

Vamos falar sobre estupro? Um ato que acontece entre duas pessoas e que não há o consentimento de uma delas, ou seja, não há comun acordo para que aquilo aconteça. Em linhas gerais é isso, sem querer entrar emmaiores detalhes já que o assunto tem sido bastante debatido e a maioria de vocês é contra o estupro.

Sabe aquela história da menina que foi numa festa com um shortinho curto e por isso foi fortemente assediada pela "Turma" e acabou estuprada?

Tá, agora pena na capa do jornal no dia seguinte.

"Usar shortinho em festas é perigoso".

"Número de mortes nas rodovias estaduais e federais leva as polícias a recomendar que ciclistas evitem utilizar as SCs e BRs."

É a nossa cultura. A Cultura de proteger o Status Quo, o Establishment... Mas como assim?

É bem simples, é mais fácil fazer aquela pequena parcela que está vivenciando situações horríveis por conta de algo que a maior parte das pessoas faz normalmente, serem desencorajadas a estarem onde estão, do que direcionar esforços para mudar toda uma sociedade e seus entendimentos de como as coisas são.

Então é isso, um entendimento que tem ficado bastante claro no que diz respeito ao Estupro, tem faltado para quase todo o resto das coisas que nos cercam diariamente, ente elas o uso do automóvel.


Acredito que a maioria de vocês já viu ou ouviu a discussão sobre culpar a vítima. No caso de estupros, fica fácil se posicionar, até pela massa de siscussões já ocorridas, até a grande mídia já tem se mostrado posicinada a não apresentar mais culpa a vítima.


Mas e no resto dos assuntos? Vamos aplicar os mesmos conhecimento? Demorou né? Chega de culpar vítimas para defender uma sociedade com péssimos modos. Com péssimas premissas acerca das coisas. Uma sociedade que tem se mostrado podre. Uma sociedade que .. me faltam palavras para descrever o quão ruim tem se mostrado nossa coletividade, é vergonhoso. Minha esposa disse-me outro dia:" é, tem que resetar tudo mesmo.".. As vezes acho que não temmais jeito, tá tudo já táo enrolado e esculhambado que as vezes parece não ter solução nenhuma.


Quanto ao estupro, ficou claro. Mas e aí, vamos continuar culpando as vítimas de atropelamento?

Por hora, o DC está autorizando o Estupro dos ciclistas.

E a vida vai seguir, de um jeito ou a de outra pessoa.

Nenhum comentário: