quinta-feira, junho 09, 2005

Nota pública sobre pretenso "acordo" com Polícia Militar

A grande imprensa de Florianópolis noticiou amplamente no dia de hoje, 08-06-2005, um possível "acordo" entre "lideranças" do movimento contra o aumento das tarifas e a Polícia Militar.
Diante de tais fatos vimos a público declarar:

1.O movimento contra o aumento das tarifas é um movimento autônomo, independente e apartidário. Suas deliberações são feitas a partir de assembléias coletivas e soberanas e não da cabeça de um ou dois "lideres".

2.Depois de um desgaste gerado pela ação brutal da polícia, violando os direitos humanos e civis garantidos pela Constituição Federal, e a conseqüente intervenção da Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional, o secretário de segurança pública de SC, Ronaldo Benedet, que estava na França, retornou ao estado afirmando que houve abuso por parte da polícia, e que havia disposição no sentido de coibir a ação enérgica da PM na repressão ao movimento, fato que interessa a todos que estão na luta e que, durante uma semana, foram tratados com balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

3.Num movimento reivindicatório, os canais de diálogo são permanentemente estabelecidos - e nisso não há absurdo. Absurdo é a utilização oportunista desses fatos, estabelecendo versões distorcidas da realidade, visando criar cizânias no movimento e confundir a população.

4.Portanto, reiteramos que não há "acordo" entre o movimento contra o aumento das tarifas e a Polícia Militar. Nosso diálogo foi no sentido de neutralizar a repressão policial, assim como no ano passado. Não há nenhum acordo possível nesse momento, senão o da redução das tarifas ao patamar anterior.

5.Não podemos estabelecer acordos na tentativa de coibir o "vandalismo" porque não temos controle sobre a massa revolta contra os abusivos valores das tarifas. Somos parte dela, e a ela nos somamos nesta luta. Buscamos sempre politizar o processo, de acordo com as nossas concepções, mas nunca criminalizar o movimento. Essa tem sido a atitude do Governo do Estado e da Prefeitura do município.

6.Reiteramos nossa disposição plena de continuidade na luta, incentivando mobilizações intensas, porque entendemos que essa é a única maneira de chegarmos à vitória.

7.Por fim, denunciamos a tentativa de liquidação do Movimento Passe Livre a qual fomos submetidos desde o primeiro dia de mobilização. O circo montado em torno desse pretenso "acordo" vem dentro dessa estratégia maior, que visa deslegitimar um movimento com larga contribuição na história da cidade e das lutas sociais por um transporte coletivo gratuito e de qualidade.


Revogação da tarifa Já!

Marcelo Pomar.
Matheus Catro.
Movimento Passe Livre, Florianópolis, 08 de junho de 2005.
- . - . - . - . - . - . - . - . - . - . - . - . - o - . - . - . - . - . - . - . - . - . - . - . - . -

Gostei, e pra mim não é nenhuma novidade, a luta continua e eu sou a favor das manifestações, só não estou lá pq não tenho mais saco, mas faço o meu protesto usando menos os ônibus.

Nenhum comentário: