terça-feira, janeiro 22, 2013

Estreito <-> Coqueiros, uma travessia perigosa !

Com a inauguração da Beira-Mar Continental, ou como ficou famosa, a Beira Mar do Estreito, e junto com ela, a calçada e a ciclovia, o Estreito ganhou uma pseudo ligação com o Parque de Coqueiros e Coqueiros, MAS... ficam algumas questões aos planejadores da coisa pública.

Identificação das sinalização da foto abaixo:
VERMELHO: Via para veículos automotores, com 2 pistas, sentido coqueiros estreito.
AZUL: Via para veículos automotores, com 2 pistas, sentido ponte / estreito / coqueiros.
VERDE: Via alimentada pela via vermelha e pela via azul, com 2 Ops, 3 pistas sentido pontes estreito.
PERGUNTA: Qual a justificativa para a via verde, que é alimentada por 2 vias com 2 pistas ter 3 pistas ?
CIAN: trecho com calçada e ciclovia.
ROSA: trecho apenas com calçada. ( inclui a passagem sob a ponte Hercílio Luz, com uma calçada de menos de 1m)
AMARELO: Início da Calçada e Ciclovia da Beira-Mar.

A Via VERDE poderia tranquilamente ter sido construída com apenas 2 pistas de rolamento. sobraria espaço para seguir com a ciclovia e calçadão da via CIAN até a via AMARELA. A terceira pista em boa parte do trecho rosa é utilizada como estacionamento para os colaboradores da comcap, e falta espaço para os pedestres e ciclistas que estão utilizando e muito essa ligação para transitar de Coqueiros até o estreito. O Volume de pedestres e ciclistas só não deve ser maior no momento pela precariedade da passagem sob a ponte Hercílio Luz, onde vê-se comumente ciclistas, corredores e até pedestres utilizando a pista de rolamento para ir da via ROSA <-> para AMARELA.

A Via VERDE poderia ter as 3 pistas pretendidas no sentido pontes estreito, a partir da via aparela, onde tem-se mais espaço para todas as vias. me parece simples.

Eu não sei direito o que acontece na Prefeitura, mas juro que me parece que falta tutano em algumas cabeças. ou falta culhão pra fazer menos espaço para veículos e mais para as pessoas.


Alguma sugestão ?

Um comentário:

Gustavo disse...

Conseguir que a prefeitura reveja isso e implante uma ciclovia no lugar da 3a faixa é difícil. Evitar que o povo da Comcap não estacione ali me parece mais difícil ainda.

A despeito disso, seu raciocínio me agrada.